"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CABARET: MANIFESTAÇÕES ARTISTICAS



Cabaré é o nome dado às salas de espetáculos, com origem no século XVIII, que incluíam música, dança, apresentações humorísticas, ilusionismo e outras artes. O primeiro cabaré famoso surgiu em um bairro boêmio de Paris no ano de 1881. Logo a definição do nome “Cabaret” é de origem francesa, sendo “taverna” o significado original da palavra.
Antes do surgimento do cabaré a França tinha seus cafés, entre eles o mais famoso nascido com a Revolução Francesa, chamado café-concert. Eram nesses ambientes que as pessoas cultivavam o lazer.
Os criadores dos cabarés queriam algo mais intelectual e inconformista, onde o can can fosse aceito sem causar escândalo, por exemplo. Além dessa ideologia ainda existiam outras distinções com lugares que também exibiam espetáculos. Por exemplo, o fato de que os espaços contavam com bares e restaurantes. Assim, um dos motivos de sucesso se dava pelo diferencial de que os espectadores podiam beber e comer enquanto apreciavam as atrações.
Os travestis receberam o primeiro espaço no palco com apresentações pantomimas (ou mimos), apresentações de mímica. A apresentação mais famosa de pantomima homossexual foi “Sonho do Egito” protagonizada pela atriz, pin up e novelista Colette e pela arqueóloga Marquesa de Morny. Em 1907 estavam previstas dez apresentações no Moulin Rouge, porém realizou-se apenas a primeira, já que a polícia ameaçou fechar o local por causa do homossexualismo apresentado no palco.
Já que citamos o Moulin Rouge é digno falarmos com mais detalhes do cabaré abrigado no bairro vermelho, no ano de 1889, em Paris. As apresentações características do espaço eram as protagonizadas pelas dançarinas de can can, que costumavam ter nomes artísticos extravagantes, por exemplo, “A Goulue”. O Moulin Rouge também causou muitos escândalos, considerados pela sociedade da época. O primeiro notável aconteceu em 1893 em um desfile de carnaval organizado por estudantes de Belas Artes. O motivo do escândalo se deu pelo fato dos artistas estarem desnudos, sendo condenados a uma multa se o fato viesse a ocorrer novamente.
O concorrente do Moulin Rouge era o Folies Bergère, inaugurado em 1869 como music hall, começando a exibir espetáculos de cabaré no fim do século XIX. Para concorrer com o Moulin Rouge contava com a contratação de duas estrelas da época, Loïe Fuller e Cléo de Mérode.
Os cabarés não eram exclusivos da França. Nos anos 20 e 30 Berlin passa a ser a capital mundial do cabaré. Porém, com a ascensão de Adolf Hitler, muitos artistas que trabalhavam nos cabarés tiveram que se exilar, por não estarem de acordo com a ideologia nacional socialista ou por terem origens judaicas. Nesse contexto os cabarés tomaram o mundo, já que esses artistas levaram essa cultura para países onde não tinham problemas ideológicos, como em Londres e Nova York.
Nos anos 60 surgiu em Paris uma nova representação de cabaré, chamado de café-théâtre (café teatro).
No entanto, os cabarés, foram perdendo o público ao longo do tempo. Atualmente, eles são visitados pela maior parte de turistas e não por espectadores habituais como no passado.
Mesmo com o enfraquecimento dos cabarés, podemos classificá-los em quatro tipos, denominados de Lhe Chat Noir e do Lapin Agile, de tamanho pequeno ou médio, habita sempre um bar, geralmente tendo apresentações de cantores, músicos e orquestras de jazz, podendo também ser denominado de café francês; os que seguem a tradição do Moulin Rouge e do Folies Bergère, sendo que o mais famoso atualmente é o Lido de Paris; os que seguem a tradição do Els Quatre Gats de Barcelona e do Cabaré Voltaire de Zurich, os cabarés de vanguarda; e os não tradicionais, onde as pessoas não se sentam para que se comportem mais pessoas e para que o público possa dançar conforme a música.
Em síntese, os cabarés surgiram com o intuíto de inovar a produção artistica, explorando a relação entre vida e arte. Ou seja, a criação dos cabarés foi vaguardistas. Com o tempo ele se popularizou pelo mundo sob duas percepções: artistica (positiva) ou preconceituosa (negativa). Pois, na época as manifestações artisticas eram mal interpretadas e censuradas, como o can can, visto com maus olhos pelo fato de que as mulheres levantavam suas saias e faziam movimentos provocativos (para a época), que foi proibido na era vitoriana.


P.S Atualmente, uma artista que faz sucesso nos cabarés é Dita Von Teese. Ela apresenta seus shows com performances musicais e de strip tease, em locais como o Crazy Horse em Paris. O ingresso para assistir uma de suas apresentações pode custar em torno de 100 euros por pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário